terça-feira, 17 de janeiro de 2012

As Minas de Wanda

Trata-se de um passeio pouco divulgado mas que tinha que ser visitado.
Wanda é um município do estado de Misiones, assim como Puerto Iguazu, que tem a fama do Duty Free e das lojas de roupas sem falar dos bons restaurantes e da Feirinha.
Wanda concentra algumas das minas que exploram os cristais e pedras semi-preciosas que costumamos ver em lojas de artesanato, como a Três Fronteiras, a custos extremamente elevados. São cristais de rocha, ágatas, ametistas, citrinos e outras, cada qual com seus benefícios de energia e proteção, de acordo com cores e tipo de cristal. Isso sem falar da beleza visual.

A primeira parada foi nas Minas Catalina, talvez a menor delas ou a com menos recursos, mas fomos recebidos com muita atenção e simpatia e nos explicaram todas as fases da extração. Começa com a identificação do provável local com a presença dos cristais, a escavação, a extração e depois corte, acabamento e polimento.
Como curiosidade esses cristais tem mais de 120 milhões de anos e são encontrados a partir de 1,5 metros a até 17 m de profundidade, que é o máximo que a lei argentina permite exploração. Quanto mais profundo melhor a qualidade do cristal.
Um disco de corte chega a aguentar cerca de 3 horas de trabalho tamanha a dureza das rochas. Para se comparar, a do diamante tem uma escala de 10 e a rocha tem escala de 8.


A fartura é tanta que alguns cristais brotam do chão. Durante a extração os cristais são envoltos com cimento para evitar trincas e rachaduras e assim manter as características originais.
O primeiro sinal de que a área é fértil em cristais são veias brancas que cruzam as estruturas das rochas. Se tem as veias agora é escavar até encontrar um ponto promissor.
Primeiro fazem um buraco para verificar o interior e sua qualidade e, se aprovado, iniciam a extração.


A segunda parada foi na mina mais organizada chamado de Minas de Wanda. Uma visita imperdível. A estrutura é tremenda e as explosões constantes deixam tudo mais fascinante. A visita é monitorada e muitas informações são passadas aos visitantes e, para variar, terminam dentro de uma loja com uma variedade incrível de pedras.
Para quem deseja comprar pesquise bastante em Foz antes de se aventurar. Alguns itens estão mais em conta fora das minas.
Os mineradores ganham cerca de U$1.000 por kilo de cristais, mas não se deixe enganar, a extração é bem difícil e escassa. A paisagem beira uma planície lunar. As pedras são belas mas o impacto na natureza destoa muito. Mesmo proibindo escavações mais profundas a exploração prolifera na superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário